Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

O Movimento Moinho Vivo

 1- INFORMAÇÕES GERAIS: Nome da atividade: Movimento Moinho Vivo Breve descrição do...
Leia tudo

Ashoka: apoio a empreendedores sociais

1. Visão Geral A Ashoka é uma organização mundial sem fins lucrativos que realiza um trabalho de apoio a...
Leia tudo

Trabalhos Escolares

Crianças publicam estudo em revista científica na Inglaterra

Imprimir

Tudo começou com uma palestra do neurocientista Beau Lotto na escola primária Blackawton, onde seu filho estuda. Logo depois, ele e o diretor ajudaram os alunos a criar experiências científicas. Usaram métodos criativos, começaram fazendo um "dia de abelha" onde as crianças tentavam se comportar como abelhas. Embora tudo tenha acontecido em condições singulares favorecedoras, é importante ressaltar o papel central de um pai que resolveu trazer um pouco de "mundo real" para a escola, sem deixar de ser educacional.

O estudo foi publicado na conceituada revista Biology Letters e parece que é a primeira vez que crianças publicam artigos científicos. Um interessante caso para pensarmos nas transformações que podem estar acontecendo no conceito de cultura escolar. Se a cultura escolar já foi, um dia, simplesmente a cópia simplificada de uma suposta cultura erudita e universal, hoje (e talvez cada vez mais) a escola é também um lugar de produção cultural, não apenas de reprodução.

As informações são do portal BBC Brasil:  Crianças fazem estudo sobre abelhas publicado em revista científica

Última atualização em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 12:01
 

Até que ponto os comerciais e propagandas correspondem à real eficácia do produto?

Imprimir

A partir de observações cotidianas de comercias referentes à saúde bucal, nos vimos em uma situação um tanto estranha: a maioria das propagandas tem dentistas fazendo recomendações e exemplificando uma lista de melhoras que o uso do produto poderia trazer. Desde “Só Listerine acaba com os germes que causam a placa bacteriana, a gengivite e o mau hálito. Listerine, boca limpa de verdade. A marca dos dentistas”, até “Colgate total 12: o único que cria uma barreira de proteção protege até 12 problemas bucais, por 12 horas. Colgate, a marca número um em recomendação dos dentistas”.  E analisando essas propagandas e algumas embalagens de produtos bucais, percebemos os deslizes que cometiam no sentido de verossimilhança; prometem muitas diferenças em sua boca, e poucas são realmente cumpridas.  Assim chegamos em uma questão: até que ponto os comerciais/ propagandas correspondem a real eficácia do produto?

Última atualização em Qua, 15 de Dezembro de 2010 13:54 Leia mais...
 

A Biologia das Embalagens - análise da embalagem de Sucrilhos Kellogg’s

Imprimir

Os valores nutricionais tornam-se um artifício cientifico para atrair mais consumidores ao produto em questão. As embalagens não comportam mais o objetivo inicial de comunicar informações nutricionais importantes à saúde do consumidor, tornando-se somente um artefato com a utilização de recursos comunicativos para o consumo. Porém, partes das informações são descritas e escritas em forma de difícil visibilidade ao leitor/consumidor, o que trouxe como uma principal conclusão a possível afirmação que tais inadequações podem implicar em riscos à saúde dos indivíduos que consomem o produto, além de ser um desrespeito ao direito e ao consumidor.

Última atualização em Qua, 15 de Dezembro de 2010 13:58 Leia mais...
 

Melancia sem sementes: Para quê e para quem?

Imprimir

Nessa lógica é que encontramos um paradoxo entre o que a ciência se proporia em sua essência, e a maneira pela qual a ciência e a tecnologia foiram apropriadas por aqueles que concentram em suas mãos o crucial fator financeiro, em especial necessário para desenvolvimento da engenharia genética, sendo esse um campo científico-tecnológico muito caro para ser financiado.

Última atualização em Qua, 02 de Setembro de 2009 00:27 Leia mais...
 


Página 1 de 2



A sua escola tem (tinha) muito "decoreba"?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O Sistema de saúde Universal Gratuito - França, Reino Unido e Cuba

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
"A possibilidade de um mundo diferente está nas mãos do homem, portanto dele depende aceitar, corrigir, mudar e criar políticas que defendam uma sociedade menos decadente, e sim mais igualitária e ju...(21087)

Como as interações ecológicas do homem são permeadas pela sua cultura?

Trabalhos Escolares
Com o aumento da população humana que vem ocorrendo pelo menos nos últimos 3 mil anos, o número de parasitas como carrapatos e bichos de pé, assim como o de muitos vírus e bactérias, sendo que estes ...(20791)

As clínicas de aborto na Holanda

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
No século XX alguns países legalizaram o aborto, como a Holanda, a URSS e a Suécia. A Alemanha nazista também legalizou o aborto para as mulheres que eram consideradas "hereditariamente doentes"; mul...(17268)

Melancia sem sementes: Para quê e para quem?

Trabalhos Escolares
Nessa lógica é que encontramos um paradoxo entre o que a ciência se proporia em sua essência, e a maneira pela qual a ciência e a tecnologia foiram apropriadas por aqueles que concentram em suas mãos...(14686)

A Biologia das Embalagens - análise da embalagem de Sucrilhos Kellogg’s

Trabalhos Escolares
Os valores nutricionais tornam-se um artifício cientifico para atrair mais consumidores ao produto em questão. As embalagens não comportam mais o objetivo inicial de comunicar informações nutricionai...(12125)