Cenas de violência gratuita na USP

Imprimir

violencia-policial-na-uspAlém de professor sou também aluno. Faço doutorado na USP e venho sentindo alguns efeitos da greve em meu cotidiano. Nada fatal, apenas falta de biblioteca, bandejão, cepeusp, e uma aula cancelada hoje em virtude da violência no campus. Ontem, helicópteros sobrevoavam a USP enquanto o Datena ao vivo narrava o conflito. Sociedade do espetáculo.

Como estudante mais experiente (talvez pelego para alguns), tendo a ser contrário a estas greves que costumam ocorrer no meio do primeiro semestre a cada dois anos. Participei de várias e já vi estupidez e violência dos "dois" lados. Raros foram os efeitos positivos destas manifestações - como por exemplo o próprio encontro de pessoas e eventualmente alguma reivindicação.

Mas este ano a coisa ficou bem mais feia. Desde a ditadura não havia um confronto desta magnitude dentro da USP. O que era uma greve quase banal se tornou mais um símbolo de barbárie oficializada a ser cravado nos anais da história brasileira. A presença da PM, que supostamente ajudaria a manter a ordem, acabou se tornando a principal causa de tumulto e desordem. Aliás, a UNICAMP acabou de entrar em greve como resposta à violência policial.

Como disse Demétrio Toledo, Serra “conseguiu transformar uma greve de funcionários da USP, parcial e de baixa adesão, em uma das maiores besteiras que alguém já cometeu ocupando um cargo de governo (consciente ou inconscientemente)"

Veja as cenas captadas pelos "celulares amadores" de alunos:

Agora compare o vídeo anterior com a versão oficial, nesta reportagem na TV aberta. Benditos sejam os celulares amadores...


Pois é. É como se toda a política se resumisse àquela pergunta que ouvimos desde os cinco anos: "quem começou?".

Haja educação...

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 21:02  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Reportagem revela corrupção na secretaria de educação de Barueri

Denúncias
A equipe de Marcelo Tas (programa CQC, da Bandeirantes) doou uma TV de última geração para a secretaria de educação do município de Barueri, chefiada pelo irmão do prefeito. O aparelho, que ...(5539)

Escola pública acusada de vigiar alunos via notebook - panóptico digital

Denúncias
Saiu no Jornal Nacional (19/2) a notícia de que uma escola pública americana distribuiu notebooks aos alunos, que estariam sendo usados como forma de vigilância. Os alunos perceberam que a luz...(4967)

Educação ambiental ou marketing ecológico? Alunos participam de atividades ambientais questionáveis, promovidas pelas empresas de eucalipto

Denúncias
A notícia foi divulgada por Germano Woehl Jr no Portal O Eco. Veja um trecho abaixo. “O que mais me surpreendeu foi uma outra diretora revelar que os alunos de sua escola já foram obrigados...(4491)

Mudanças nas regras do Saresp podem ter interesse político

Denúncias
Segundo a jornalista Adriana Ferraz, o governo do Estado de São Paulo mudou o critério de classificação para elevar a média das escolas. Diz o início da reportagem Governo Serra altera classif...(4488)

Batalhão de choque usa violência em manifestação de professores no Rio de Janeiro

Denúncias
"O Batalhão de Choque utilizou três bombas de efeito moral para dispersar manifestação de cerca de mil professores e profissionais de educação em frente à Alerj, na tarde desta terça-feira. ...(4170)