Por que educar?

A escola ensina a debater democraticamente?

Imprimir

Que marcas essas eleições deixaram para a educação? Na verdade, pouco se falou no assunto, comparado à intensidade das discussões sobre economia, religião, direitos humanos, corrupção, neoliberalismo, etc. Tentei até fazer uma síntese aqui no Rizomas com as principais propostas de cada candidato na área, mas infelizmente não encontrei nada muito consistente, apenas frases de efeito, slogans bonitos e propagandas de "o que fizemos no nosso governo".

Mas para mim, como professor, ficou uma marca importante. Pelo nível dos debates que acompanhei, acho que precisamos aprender a debater melhor. Não seria esse um importante papel da escola? Bom, claro que é preciso tomar cuidado ao "adicionar" mais funções à escola, como tem sido o costume. Mas, voltando um pouco na história, não era essa a principal função da massificação da escola, do ponto de vista iluminista?

Última atualização em Qui, 30 de Outubro de 2014 07:54 Leia mais...
 

O que move o educador? Imagine um país bem educado...

Imprimir

O que move o educador? A necessidade, a competência, os alunos, os ideais. E no Brasil, especialmente a imaginação.

Se o Brasil já é um país tão admirável, imagine quando todos tiverem uma boa escola. Imagine um país onde você não tem medo de andar na rua e gosta de conversar com o faxineiro sobre política. Imagine um país onde as pessoas exalam o sentimento de coletividade diariamente, não apenas no natal ou carnaval.

Nada muito idealizado, claro, se não a imaginação acaba nos afastando da realidade.
Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:09 Leia mais...
 

Educar para a saúde

Imprimir

Saúde, como sabemos, é um dos chamados temas transversais. Isto quer dizer que o bem estar não é assunto apenas para o professor de ciências ou biologia. Muito bem, mas o que isso quer dizer? Cada área do conhecimento tem diferentes contribuições, e os professores precisam se esforçar em reorganizar saberes em torno destes conceitos nucleadores (que devem ser os temas transversais). Mas para além das disciplinas e áreas, a escola talvez possa contribuir de maneira mais ampla para a saúde.

Veja este trecho da reportagem "Pessoas organizadas vivem mais, indica estudo"

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:10 Leia mais...
 

Educação no Brasil: a família não acompanha a escola ou a escola não acompanha a família?

Imprimir

Culpar a mãe virou moda desde Freud. Tudo que não conseguimos fazer direito, em especial nossos defeitos incorrigíveis, jogamos nas costas daqueles que nos deram a existência. Mas e quando o professor culpa os pais pela irresponsabilidade do filho na lição de casa? Será que ele tem razão? Dando uma rápida olhada nas últimas estatísticas educacionais, poderíamos nos deparar com isto:

"O contexto familiar responde por 70% do desempenho escolar, cabendo à escola 30%. A conclusão é de um estudo da Fundação Itaú Social. Renda familiar, escolaridade dos pais e moradia estão entre os fatores determinantes do rendimento do aluno." Estado de SP

Como você interpretaria estes números?

Última atualização em Sáb, 24 de Dezembro de 2011 13:27 Leia mais...
 


Página 1 de 2



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Educação para a democracia: alguns princípios

Por que educar?
“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construindo cons...(80716)

Pra que serve a educação?

Por que educar?
Uma pergunta que pode ser óbvia, vazia, desagradável, estimulante ou esclarecedora, dependendo da pessoa. Como professor, não consigo prosseguir meus dias sem pensar nela de vez em quando. E tem sido...(32546)

Se os tubarões fossem homens - Bertold Brecht

Por que educar?
Texto de Bertold Brecht (1898-1956) disponível no portalhttp://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=10 Muito bom para refletir sobre a natureza da educação. Se os tubarões fossem ...(24134)

Educação é o motor do desenvolvimento: entrevista com Dermeval Saviani

Por que educar?
Retirado do portal da Revista Educação: por Rubem Barros Motor do desenvolvimento É o papel que o autor de Escola e democracia e História das idéias pedagógicas no Brasil, este último vencedor do ...(18064)

O que move o educador? Imagine um país bem educado...

Por que educar?
O que move o educador? A necessidade, a competência, os alunos, os ideais. E no Brasil, especialmente a imaginação. Se o Brasil já é um país tão admirável, imagine quando todos tiverem uma boa escol...(13947)