Filosofia http://rizomas.net/filosofia.html Sat, 18 Nov 2017 22:58:44 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Qual é o papel do professor em tempos de polêmicas políticas? http://rizomas.net/democracia/462-qual-e-o-papel-do-professor-em-tempos-de-polemicas-politicas.html http://rizomas.net/democracia/462-qual-e-o-papel-do-professor-em-tempos-de-polemicas-politicas.html Há quem acredite que o professor não pode interferir em política, pois sempre acaba puxando a sardinha pro seu lado. Acho que esse ponto de vista tem uma visão muito restrita do que é política e/ou do que é professor. A política se faz com atos cotidianos, não apenas posições partidárias. E o professor é muito mais do que um transmissor neutro de conteúdos, ele é um exemplo de ser humano, de preferência um excelente exemplo.

O professor, como qualquer outro ser humano, é um ser político, a diferença é que ele precisa ter certos cuidados enquanto "professa". Ele precisa ensinar o aluno a pensar por si próprio, ouvir os outros, entender e ser entendido. Em termos afetivos, o aluno precisa gostar de se expressar e de entender os outros, o que tem tudo a ver com o modo como se opera no cotidiano. Sendo assim, mesmo quando discorda veemente de uma opinião do aluno (ainda por cima mal formulada!), um bom professor talvez perguntasse: "não entendi bem, você pode explicar melhor?". Depois elogiaria a melhor clareza da opinião e perguntaria, então, a opinião da classe. E a conversa continuaria, ampliando nos alunos a capacidade de compreensão de si, do outro e do mundo.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Em busca da democracia Fri, 15 Apr 2016 22:47:55 +0000
Bauman e a educação atual http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/458-bauman-e-a-educacao-atual.html http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/458-bauman-e-a-educacao-atual.html Em sua extensa carreira, Zygmunt Bauman chegou a abordar diversas esferas da vida em sociedade que a sociologia poderia se meter, inclusive a educação na atualidade. Em relação à educação, althá duas visões sobre a escola e o sistema de ensino que podem ser vistas em seus livros. As informações são da Carta Capital.

Segundo sua obra “Legisladores e Intérpretes: sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais”, a escola seria uma fábrica de ordem. Com uma perspectiva claramente influenciada por Michel Foucault, Bauman pensa o local onde o ensino é praticado como o momento da reprodução da ordem vigente. Ou seja, uma tentativa de manter o mundo de acordo com os planejamentos do Estado.

]]>
vinicius.lima121@gmail.com (Vinicius Siqueira de Lima) Princípios filosóficos Tue, 10 Nov 2015 16:11:59 +0000
Quem foi Simone de Beauvoir? http://rizomas.net/democracia/459-quem-foi-simone-de-beauvoir.html http://rizomas.net/democracia/459-quem-foi-simone-de-beauvoir.html Nesta semana dedicada ao feminismo - entendido aqui como a busca por igualdade em um mundo machista - vale a pena conhecer melhor a mulher que apareceu no ENEM e, infelizmente, gerou polêmicas nos rincões. O vídeo abaixo é um documentário da Globo sobre a vida e a importância de Simone de Beauvoir, tem inclusive alguns comentários de Fernanda Montenegro. Para todos nós, vale a pena dar uma olhada. Para os professores de sociologia, é um possível recurso pedagógico.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Em busca da democracia Wed, 04 Nov 2015 13:35:28 +0000
Precisamos proteger a ideia da educação pública, diz Jorge Larrosa http://rizomas.net/democracia/456-precisamos-proteger-a-ideia-da-educacao-publica-diz-jorge-larrosa.html http://rizomas.net/democracia/456-precisamos-proteger-a-ideia-da-educacao-publica-diz-jorge-larrosa.html O professor da Universidade de Barcelona Jorge Larrosa é um autor conhecido entre educadores brasileiros. Nesta entrevista, ele fala sobre a antiga ideia de educação pública com escola igual para todos, em contraste com o estado atual das coisas, onde o público vem dando lugar ao privado. Não se trata de opor o estatal ao particular, o governo ao indivíduo. É mais complicado que isso.

O interesse público, diz ele, não é simplesmente um equilíbrio dos interesses particulares, mas algo de todos. Assim é (idealmente) na democracia e assim deve ser na educação, acredita. Mesmo a escola particular, por ser escola, presta um serviço público, é de interesse público.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Em busca da democracia Fri, 09 Oct 2015 14:15:23 +0000
Foucault: escola ou prisão? http://rizomas.net/filosofia/filosofos/455-foucault-escola-ou-prisao.html http://rizomas.net/filosofia/filosofos/455-foucault-escola-ou-prisao.html alt

O princípio da instituição prisional, em teoria, é o reestabelecimento do preso. No entanto, esta relação reflexiva, dita pelo próprio discurso do enclausuramento, não é efetiva, não é real. Sabemos, a partir de Michel Foucault, que o funcionamento da prisão cria delinquentes, categoria própria da modernidade, indivíduo preso ao crime e condenado a ser criminoso para sempre – portanto, condenado a ser útil para o Estado eternamente.

É na prisão que a sociedade disciplinar mostra sua última arma: ou o indivíduo se corrige lá, ou passa o resto de sua vida dentro da instituição. O preso é o alvo perfeito da disciplina, é lá que o indivíduo é isolado, forçado a trabalhar e controlado.

]]>
vinicius.lima121@gmail.com (Vinicius Siqueira) Filósofos Tue, 08 Sep 2015 14:48:47 +0000
A educação na mira do conservadorismo http://rizomas.net/democracia/445-a-educacao-na-mira-do-conservadorismo.html http://rizomas.net/democracia/445-a-educacao-na-mira-do-conservadorismo.html Já foi tratado no Rizomas a tentativa de se estigmatizar Paulo Freire como um doutrinador. Conforme o texto de Rodrigo Travitzki, mesmo este provavelmente não ser o pensamento majoritario da manifestação do dia 15 de março, é interessante observar que é uma forma de se expressar possível e aprovável socialmente. Se não fosse, não seria expressada.

]]>
vinicius.lima121@gmail.com (Vinicius Siqueira) Em busca da democracia Sun, 29 Mar 2015 17:12:02 +0000
O mito da doutrinação marxista baseada em Paulo Freire http://rizomas.net/democracia/444-o-mito-da-doutrinacao-marxista-nas-escolas-baseada-em-paulo-freire.html http://rizomas.net/democracia/444-o-mito-da-doutrinacao-marxista-nas-escolas-baseada-em-paulo-freire.html Uma das faixas na manifestação de domingo chamou a atenção de educadores pelo Brasil afora. Ela dizia "chega de doutrinação marxista: basta de Paulo Freire". Não acredito que esta ideia represente a maioria dos que foram às ruas no dia 15, mas sua simples expressão pública já é suficiente para tentar por alguns "pingos nos is".

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Em busca da democracia Mon, 16 Mar 2015 17:04:33 +0000
Para que serve a escola? http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/414-para-que-serve-a-escola.html http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/414-para-que-serve-a-escola.html Entrevista do professor Vitor Paro no SPTV com diversos comentários interessantes sobre o papel da escola e da educação. Não precisa concordar com tudo, mas vale a pena dar uma olhada.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Tue, 10 Sep 2013 02:55:48 +0000
Pra que serve a educação? Vídeo de Noam Chomsky http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/394-pra-que-serve-a-educacao-video-de-noam-chomsky.html http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/394-pra-que-serve-a-educacao-video-de-noam-chomsky.html

O linguista e ativista Noam Chomsky fala sobre duas formas diferentes de se responder à pergunta "pra que serve a educação", e também comenta sobre o impacto das novas tecnologias.
Vale a pena conferir (as legendas estão em espanhol, mas dá pra entender bem).



]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Thu, 09 Aug 2012 10:50:40 +0000
A educação é uma ciência? trechos de Anísio Teixeira http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/369-a-educacao-e-uma-ciencia-trechos-de-anisio-teixeira.html http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/369-a-educacao-e-uma-ciencia-trechos-de-anisio-teixeira.html Em minhas recentes pesquisas deparei com estes belos trechos que resolvi compartilhar com vocês. Estão no livro "Educação e o mundo moderno", de Anísio Teixeira (ao lado).

Em que medida a educação pode ser considerada uma ciência? O que é exatamente ciência? Hoje em dia tentamos modernizar tudo, aceitamos qualquer gráfico que pareça científico como se fosse verdade e não fazemos isso à toa. Afinal, a ciência fez o homem dominar o átomo e ir pra Lua, não há porque duvidar dos cientistas.

Por outro lado, ciência é só uma palavra que nos dá a impressão de que milhares de pessoas em diversos momentos da história estavam (e estão) fazendo, no fundo, a mesma coisa. Mas, principalmente em tempos de predomínio do discurso científico, todos que puderem utilizarão este rótulo, alguns com cartas na manga, outros blefando. A questão não é simples, mas nada como uma boa leitura para arejar um pouco as ideias...
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Tue, 15 Mar 2011 19:02:37 +0000