Filosofia
Toda a ação humana tem uma filosofia nas entrelinhas. Refletir sobre o mundo, sobre nós e o que fazemos é fundamental para a vida fazer mais sentido. Isso sem falar em questões coletivas, como a ética e a política, que são via de regra resolvidas por "especialistas", mas no fundo tratam de problemas filosóficos que todos nós compreendemos. Estudar filosofia não é necessário para se ter sabedoria, mas às vezes a leitura de um único texto pode mudar uma vida.


Qual é o papel do professor em tempos de polêmicas políticas?

Imprimir

Há quem acredite que o professor não pode interferir em política, pois sempre acaba puxando a sardinha pro seu lado. Acho que esse ponto de vista tem uma visão muito restrita do que é política e/ou do que é professor. A política se faz com atos cotidianos, não apenas posições partidárias. E o professor é muito mais do que um transmissor neutro de conteúdos, ele é um exemplo de ser humano, de preferência um excelente exemplo.

O professor, como qualquer outro ser humano, é um ser político, a diferença é que ele precisa ter certos cuidados enquanto "professa". Ele precisa ensinar o aluno a pensar por si próprio, ouvir os outros, entender e ser entendido. Em termos afetivos, o aluno precisa gostar de se expressar e de entender os outros, o que tem tudo a ver com o modo como se opera no cotidiano. Sendo assim, mesmo quando discorda veemente de uma opinião do aluno (ainda por cima mal formulada!), um bom professor talvez perguntasse: "não entendi bem, você pode explicar melhor?". Depois elogiaria a melhor clareza da opinião e perguntaria, então, a opinião da classe. E a conversa continuaria, ampliando nos alunos a capacidade de compreensão de si, do outro e do mundo.

Leia mais...
 

Bauman e a educação atual

Imprimir

Em sua extensa carreira, Zygmunt Bauman chegou a abordar diversas esferas da vida em sociedade que a sociologia poderia se meter, inclusive a educação na atualidade. Em relação à educação, althá duas visões sobre a escola e o sistema de ensino que podem ser vistas em seus livros. As informações são da Carta Capital.

Segundo sua obra “Legisladores e Intérpretes: sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais”, a escola seria uma fábrica de ordem. Com uma perspectiva claramente influenciada por Michel Foucault, Bauman pensa o local onde o ensino é praticado como o momento da reprodução da ordem vigente. Ou seja, uma tentativa de manter o mundo de acordo com os planejamentos do Estado.

Leia mais...
 

Quem foi Simone de Beauvoir?

Imprimir

Nesta semana dedicada ao feminismo - entendido aqui como a busca por igualdade em um mundo machista - vale a pena conhecer melhor a mulher que apareceu no ENEM e, infelizmente, gerou polêmicas nos rincões. O vídeo abaixo é um documentário da Globo sobre a vida e a importância de Simone de Beauvoir, tem inclusive alguns comentários de Fernanda Montenegro. Para todos nós, vale a pena dar uma olhada. Para os professores de sociologia, é um possível recurso pedagógico.

Leia mais...
 


Página 1 de 5



Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A origem do estado liberal - Hobbes, Rousseau e Locke

Princípios filosóficos
LockeDeus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo. Este, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. É seu domínio e sua propriedade. Deus criou o ...(59581)

Princípios da Democracia Grega

Em busca da democracia
Diretamente da aula do Zé Sergio (Filosofia da Educação, USP), seguem 3 conceitos fundamentais para a democracia grega, que são de grande valia para quem quer fazer educação de maneira responsável: ...(50661)

O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

Princípios filosóficos
Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. Fora alguns portais mais cuidadosos, a ...(49055)

O que é utopia?

Em busca da democracia
Há muitas definições por aí. "Lugar que não existe", "ideal", etc. Vamos chamar o "pai dos burros" para dar uma base mais sólida ao trabalho Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas ou a quem...(37453)

Rizoma é um sistema aberto (Deleuze e Guattari)

Rizoma
Afinal de contas, o que é um rizoma? Como um caule de planta pode nos ajudar a pensar o mundo moderno e a educação? Coloco abaixo mais um interessante trecho de Deleuze sobre este conceito, em entrev...(32595)