Seu candidato tem compromisso com a educação? Confira!

Imprimir

Ontem (31/ago) diversas entidades de nível nacional assinaram uma carta-compromisso que estabelece algumas metas para a educação. A carta será apresentada a todos os candidatos, que poderão ou não assinar. Claro que este tipo de assinatura não vale tanto quanto a que está num contrato, caso contrário teríamos muitos líderes políticos na prisão. Mas já é alguma coisa, é um documento que define 7 objetivos prioritários para a educação na próxima década (veja abaixo), um esforço no sentido de criarmos um pacto nacional pela educação, algo que esteja além das gestões e dos partidos. Confira se seu canditado assinou a carta.

Veja mais detalhes no texto abaixo, retirado do portal todospelaeducacao.org.br.

 


 

Carta-compromisso por Educação de qualidade é lançada

Documento será entregue para os candidatos nas eleições de 2010

Da Redação do Todos Pela Educação

Nesta terça-feira (31), 27 entidades se uniram para cobrar compromisso dos futuros governantes e parlamentares com a Educação de qualidade para todos os brasileiros. Em evento realizado em Brasília, as instituições com atuação em diferentes setores da sociedade assinaram a carta-compromisso “Pela Garantia do Direito à Educação de Qualidade”.

Baixe aqui a íntegra da carta-compromisso

O documento deverá ser entregue aos candidatos a cargos executivos e legislativos nas eleições de 2010. A intenção é que eles afirmem seu comprometimento com políticas públicas para a Educação.

"Este é um dia de alegria, de compromisso. É um dia do povo brasileiro e é para ele e por ele que estamos aqui", afirmou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca [na foto acima]. "Apesar dos avanços, o nível escolar no Brasil ainda é baixo e desigual. Temos de lutar por mais Justiça. Que a Educação ocupe lugar central."

O presidente do CNE enfatizou que a iniciativa da carta-compromisso surgiu de organizações da sociedade civil e que estas instituições vão fiscalizar o trabalho dos próximos eleitos. "A luta não começa agora e não termina agora, ela continua. Vamos nos reunir no futuro para cobrar que a Educação seja prioridade zero. Estamos de mãos dadas."

A carta-compromisso conta com sete medidas gerais, que são as seguintes:

  1. inclusão, até o ano de 2016, de todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola;

  2. universalização do atendimento da demanda por creche, nos próximos dez anos;

  3. superação do analfabetismo, especialmente entre a população com mais de 15 anos de idade;

  4. promoção da aprendizagem ao longo da vida para toda criança, adolescente, jovem e adulto;

  5. garantia de que, até o ano de 2014, todas as crianças brasileiras com até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas;

  6. estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para todas as escolas brasileiras, reduzindo os níveis de desigualdade na Educação;

  7. ampliação das matrículas no ensino profissionalizante e superior.

 


Leia tudo em: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/10186/carta-compromisso-por-educacao-de-qualidade-e-lancada-em-brasilia

 

Última atualização em Sex, 15 de Outubro de 2010 10:38  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(72648)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(53970)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(46587)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(45751)

ENEM 2009: Matriz de referência - todas as áreas - com índice de competências

Políticas públicas de educação
O Enem traz muitas novidades, das mais bem vindas às duvidosas. Avaliamos um aspecto positivo da mudança que é voltar a valorizar a cultura escolar, necessidade que identificamos em artigo ant...(27795)