O educador
Os professores no Brasil ganham pouco? veja a comparação internacional
Fiz um pequeno vídeo em que respondo à pergunta do título para o caso dos professores do Ensino Fundamental I. E mostro como você pode fazer para conferir a informação e buscar outras parecidas. Ensinar a pescar e dar o peixe, já que nem todo mundo tem tempo pra pescarias. ...
Políticas públicas de educação
Brasil: rumo a um país sem educação
Traduzo aqui parte do artigo que acaba de sair na Nature, uma das mais respeitadas revistas científicas internacionais. Brasil: rumo a um país sem educação Juliano Morimoto 11 de maio de 2019 A instabilidade política atingiu agora níveis mortais para ciência, tecnologia e educação no Brasil. A educação está literalmente desaparecendo; A ajuda internacional é urgentemente necessária.   Carnaval. ...
História
A economia da ditadura militar em gráficos: pontos positivos e negativos
O regime militar é um tema difícil de ser trabalhado em sala de aula. Há muitas questões envolvidas e frequentemente as pessoas já tem uma opinião formada sobre o tema, mesmo quando não conhecem muito bem os fatos. Um dos fatos polêmicos relacionados à ditadura iniciada em 1964 é o chamado 'milagre econômico'. Ele existiu mesmo? Quais foram as causas que levaram a este 'milagre'? Ele ...
RIZOMAS * Educação e Cultura

Simulado do ENEM 2009: baixe todas as provas

Imprimir

Diz o site http://www.enem2009.com/categoria/simulado/:


Os exemplos de questões estão no novo perfil de avaliação do Enem 2009,  que atendem algumas das habilidades da nova Matriz de Referência do Enem 2009.

Cada área de conhecimento possui 10 questões, além dos gabaritos e da descrição da habilidade em cada questão.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 23:58 Leia mais...
 

Há uma economia do conhecimento em formação?

Imprimir

Ladislau Dowbor: "O eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Com isso criou-se uma batalha ideológica e econômica em torno do direito de acesso ao conhecimento. O acesso livre e praticamente gratuito ao conhecimento e à cultura que as novas tecnologias permitem é uma benção, e não uma ameaça. Constituem um vetor fundamental de redução dos desequilíbrios sociais e da generalização das tecnologias necessárias à proteção ambiental do planeta. Tentar travar o avanço deste processo, restringir o acesso a conhecimento e criminalizar os que dele fazem uso não faz o mínimo sentido. Faz sentido sim estudar novas regras do jogo capazes de assegurar um lugar ao sol aos diversos participantes do processo."

Última atualização em Qua, 28 de Outubro de 2009 22:29 Leia mais...
 

Banco de mapas históricos

Imprimir

Banco de mapas históricosUm banco de dados da Biblioteca Digital Mundial com mapas de diferentes épocas está disponível no endereço: http://www.wdl.org/pt/

Uma boa opção para os professores de geografia e história que desejam utilizar documentos de época em suas aulas, eles têm ótima resolução. Além disto, embaixo tem dois botões para selecionar o período histórico, bastante prático.

 

Última atualização em Qui, 04 de Novembro de 2010 19:53
 

Reportagem revela corrupção na secretaria de educação de Barueri

Imprimir

Reportagem revela corrupção na secretaria de educação de Barueri

A equipe de Marcelo Tas (programa CQC, da Bandeirantes) doou uma TV de última geração para a secretaria de educação do município de Barueri, chefiada pelo irmão do prefeito. O aparelho, que deveria ser destinado a uma escola, foi parar na casa de uma família. Tinha um GPS dentro. A reportagem foi uma verdadeira obra-prima, cheia de suspense, mistério, contradições explícitas e, principalmente, terror.

Leia mais clicando aqui

Última atualização em Sáb, 03 de Abril de 2010 18:43
 

Crianças publicam estudo em revista científica na Inglaterra

Imprimir

Tudo começou com uma palestra do neurocientista Beau Lotto na escola primária Blackawton, onde seu filho estuda. Logo depois, ele e o diretor ajudaram os alunos a criar experiências científicas. Usaram métodos criativos, começaram fazendo um "dia de abelha" onde as crianças tentavam se comportar como abelhas. Embora tudo tenha acontecido em condições singulares favorecedoras, é importante ressaltar o papel central de um pai que resolveu trazer um pouco de "mundo real" para a escola, sem deixar de ser educacional.

O estudo foi publicado na conceituada revista Biology Letters e parece que é a primeira vez que crianças publicam artigos científicos. Um interessante caso para pensarmos nas transformações que podem estar acontecendo no conceito de cultura escolar. Se a cultura escolar já foi, um dia, simplesmente a cópia simplificada de uma suposta cultura erudita e universal, hoje (e talvez cada vez mais) a escola é também um lugar de produção cultural, não apenas de reprodução.

As informações são do portal BBC Brasil:  Crianças fazem estudo sobre abelhas publicado em revista científica

Última atualização em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 12:01
 


Página 1 de 43


Notícias e informações para professores


Selecione uma palavra-chave

Charges

Painel de Notícias

Visão geral e diversificada do que acontece na educação brasileira nesse exato momento

Agregador de notícias (RSS)

Aulas Práticas de Ciências

Mecanismo de busca para encontrar aulas práticas de ciências, experimentos de laboratório e afins.