O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo?

Imprimir

Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "retorno" dos músicos - que é uma caixa de som virada para os músicos, aqueles que produzem o som. No feedback, o produto volta para quem o produziu. Ou seja, em outras palavras, o efeito interfere sobre a causa (uma espécie de anomalia na relação causal linear, onde a causa vem sempre antes da consequência).

Embora a palavra seja de origem inglesa, está se incorporando cada vez mais no vocabulário comum. Poderia ser traduzido como "retroalimentação" ou "efeito retroativo".

Fiz a imagem abaixo com o propósito de explicar o conceito e os tipos de feedback. A idéia é que ela seja auto-explicativa...

feedbacks

Deixo então, pra você, a resposta em forma de imagem. Quem tiver apreço exclusivo pelas letras pode ler uma explicação aqui.

Última atualização em Sex, 16 de Setembro de 2011 15:42  


A sua escola tem (tinha) muito "decoreba"?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realme...(100705)

Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca

Ciências
Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de r...(86860)

Proposta de trabalho: utopia e cotidiano

Propostas problematizadoras
Um outro mundo é realmente possível? (questão inspirada no Fórum Social Mundial) TRABALHO ESCOLAR PARA O FINAL DO ENSINO MÉDIO Idéia geral O objetivo deste trabalho é proporcionar uma refl...(44156)

Por que estudar?

Textos e tutoriais
Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são perguntas que toda pessoa, por mais “prática” que seja, se faz algumas vezes na vida. El...(39356)

Erros ortográficos mais comuns no português

Textos e tutoriais
O português é de fato uma língua pouco democrática. Suas nuances, detalhes, flexões, acentos, regras, tudo isso pode até servir de matéria prima para o escritor erudito e ilustrado, mas para 9...(39292)